sábado, 20 de novembro de 2010

Bandeirolas de Festa...Tutorial

Desta vez ponho um "How to..."
Muitas vezes quando pesquisava na web acerca das festas e de temas, ficava encantada com as bandeiras personalizadas, que podem servir para mil ocasiões. Aqui na nossa terra não é fácil encontrar quem as faça, ou quem as venda...Pelo menos não iguais às que vi em sites da Terra do Tio Sam!! Aliás as únicas que encontrava, diziam efectivamente "Happy Birthday" num papéis brilhantes...Não me convenceram...

Assim coloquei mãos à obra e decidi fazer um tutorial...Um "Faça Você Mesmo!"

Material:
  • 2 Cartolinas
  • Lápis
  • Régua
  • Tesoura/ X-acto
  • Cola
  • Folhas brancas (papel de impressão)
  • Furador
  • Rolo de tecido ou linha (como preferir)

Não há como enganar...depois de ter o material é tudo mais fácil!
No meu caso escolhi cartolinas verde "Natal" e rosa fúscia, bem a lembrar o Docinho de Morango, que tem dado o mote à festa que estou a preparar! São cartolinas normalíssimas do tamanho normal, que se compram em qualquer lado!
Inicialmente não fazia ideia de que tamanho usar para as bandeirolas...a verdade é que queria rentabilizar ao máximo as cartolinas. Por um lado não podia ficar demaiado grandes e largas para que pudesse caber o texto todo no espaço que lhe tinha destinado, por outro lado não podia ficar pequeno demais, senão não seria legível!

Assim, com a folha de cartolina ao alto, dividi-a em 3 partes iguais. Fica assim a altura designada a altura da bandeirola (+/- 22cm) .
Depois disso encontrei uma proporção que me agradou. Assim, fiz triângulos equiláteros, como este:


Cada cartolina dá para 12 triângulos destes. No meu caso, como não precisava de tantos, 1/3 da cartolina ficou por cortar e pretendo utilizà-lo para outros projectos para a festa.

No Microsoft Power Point, desenhei bolas de 8cm de diâmetro, num cinza muito claro (para saber onde cortar) e dentro dessas coloquei outros círculos de 7cm de diâmetro (assim fica um aro branco que contrasta bem com as cores fortes das cartolinas!), uns em rosa picotado - para as bandeirolas verdes- e outros em verde - para as bandeirolas cor-de-rosa. Dentro destes círculos coloquei as letras relativas à mensagem que queria escrever " Parabéns Beatriz". Sempre alternando entre o rosa e o verde:
Depois disso é só imprimir e recortar os círculos pelo risco cinza.
Em seguida furar as bandeirolas, com o furador e colar os círculos alinhados com os furos feitos (no meu caso foi a olho e acho que ninguém nota!)

Relembro para alternar as cores das cartolinas e dos círculos.
De seguida enfiar o tecido ou linha, ou o que preferir...Já vi uns lindos com cetim, que em vez de enfiar o cetim nos buracos, tinham as bandeirolas coladas à fita...Enfim, fica ao gosto, creatividade e recursos de cada um!! Como foi a minha primeira experiência...decidi-me pelo mais simples! Esta fita comprei-a, numa Loja Chinesa, por altura do meu casamento e veio num rolo com vários metros...Há numa variedade imensa de cores e tecidos e a preços baixinhos!

Entre as palavras "Parabéns" e "Beatriz" coloquei duas bandeirolas, uma de cada cor, sem nada.

Espero ter ajudado...garanto que o efeito visual é fantástico e os miúdos ficam encantados!

1 comentário:

  1. Olá!! Realmente a ideia é muito original!! Agora já sei como hei-de fazer quando precisar de fazer eu mesma umas fitinhas destas :) :)

    ResponderEliminar